• Caja Rural del Sur

    PSD2

    PSD2 - Portátil con ventana de compra online

O que é a PSD2?

A PSD2 (Segunda Diretiva de Serviços de Pagamento) é um regulamento europeu que regula os serviços de pagamento digital para proporcionar maior segurança e proteção aos consumidores.

O objetivo da PSD2 é criar um mercado único de pagamentos na União Europeia, fomentando a concorrência, a inovação e a eficiência, tornando os pagamentos electrónicos mais fáceis e, sobretudo, mais seguros. Não só reforça o mercado europeu de pagamentos, como também cria uma experiência homogénea para o utilizador.

O novo regulamento, que entrou em vigor a 14 de setembro de 2019, afecta tanto os consumidores como os comerciantes.

Da mesma forma, e com o objetivo de alcançar um mercado europeu mais integrado e interoperável para todos os participantes, permite que os fornecedores terceiros (TPP ou ThirdPartyProvider) também intervenham nos pagamentos.

Como é que esta legislação afecta os pagamentos electrónicos?

Uma parte fundamental da PSD2 na implementação de medidas de segurança para pagamentos electrónicos é a introdução de novas medidas mínimas de autenticação para o consumidor. A autenticação forte do cliente, também conhecida como SCA (StrongCustomerAuthentication), é de grande importância para tornar as transacções ainda mais seguras.

Até agora, os pagamentos electrónicos também eram seguros, mas com o advento das novas tecnologias, a regulamentação europeia vê a necessidade de reforçar estas medidas de segurança para aumentar a proteção dos consumidores e dos seus dados.

O principal objetivo é proteger os clientes contra a fraude, exigindo novos níveis de autenticação nas transacções. Desta forma, será exigida a dupla autenticação (SCA), pelo que, em determinados pagamentos e transacções online, serão solicitados 2 dos 3 factores estabelecidos pela PSD2:

  • Conhecimento: algo que o utilizador conhece (por exemplo, uma palavra-passe).
  • Posse: algo que o utilizador possui (por exemplo, um OTP enviado para o telemóvel)
  • Inerência: algo que o utilizador é (por exemplo, elementos biométricos como a impressão digital, o reconhecimento facial,...).

Trata-se de um nível de segurança adicional para os pagamentos electrónicos. Pode encontrar mais informações sobre a segurança dos seus pagamentos em linha aqui.

Embora a DSP2 tenha entrado em vigor a 14 de setembro de 2019, a parte que afecta os pagamentos electrónicos com cartão só entra em vigor a 31 de dezembro de 2020.

  • Gris oscuro